Normas OHSAS 18000
Normas OHSAS 18000 - De que se trata?
Na versão original esta sigla significa Occupational Health and Safety Assessment Series, sendo comummente referido no sistema português da qualidade como Sistema de Gestão de Segurança e Saúde no Trabalho.
Estas normas, cada vez mais faladas, constituem um guia para a implementação de sistemas de gestão de segurança e saúde ocupacional.
A certificação pela OHSAS 18000 acentua a existência na Empresa de uma abordagem com base na minimização de riscos.
A normativa das OHSAS não define, no entanto, um procedimento oficial de implementação para a generalidade das empresas, devendo este ser adaptado às características e realidades particulares de cada uma.
Na sua aplicação, as normas destinam-se a:
· Eliminar/minimizar os riscos de acidentes, garantindo a protecção dos colaboradores da empresa, com consequente redução dos riscos laborais;
· Adopção por parte da organização e colaboradores de boas práticas de Segurança e Saúde no Trabalho;
· Evidenciar o funcionamento do sistema de segurança e saúde da sua empresa;
· Assegurar o cumprimento dos requisitos legais, contratuais, sociais e financeiros de segurança, higiene e saúde no trabalho aplicáveis à empresa;
· Adoptar um sistema de gestão de SST que permita cumprir os requisitos legais, sendo este compatível com outros tipos de sistema de gestão existentes promovendo a existência de um sistema de gestão integrado
Na versão original esta sigla significa Occupational Health and Safety Assessment Series, sendo comummente referido no sistema português da qualidade como Sistema de Gestão de Segurança e Saúde no Trabalho.
Estas normas, cada vez mais faladas, constituem um guia para a implementação de sistemas de gestão de segurança e saúde ocupacional.
A certificação pela OHSAS 18000 acentua a existência na Empresa de uma abordagem com base na minimização de riscos.
A normativa das OHSAS não define, no entanto, um procedimento oficial de implementação para a generalidade das empresas, devendo este ser adaptado às características e realidades particulares de cada uma.
Na sua aplicação, as normas destinam-se a:
· Eliminar/minimizar os riscos de acidentes, garantindo a protecção dos colaboradores da empresa, com consequente redução dos riscos laborais;
· Adopção por parte da organização e colaboradores de boas práticas de Segurança e Saúde no Trabalho;
· Evidenciar o funcionamento do sistema de segurança e saúde da sua empresa;
· Assegurar o cumprimento dos requisitos legais, contratuais, sociais e financeiros de segurança, higiene e saúde no trabalho aplicáveis à empresa;
· Adoptar um sistema de gestão de SST que permita cumprir os requisitos legais, sendo este compatível com outros tipos de sistema de gestão existentes promovendo a existência de um sistema de gestão integrado




